terça-feira, 29 de março de 2016

RESENHA: “Todo Dia” – David Levithan.

Confesso que sou um leitor assíduo, e adoro dar dicas de leitura aos amigos, e para inaugurar a sessão de Resenhas literárias aqui do Clube dos desajustados, resolvi falar sobre o livro "Todo Dia", que li em janeiro e super recomendo!

"Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor."



Imagine não ter uma família, amigos, namorada, nada, não ter com quem compartilhar e lembrar-se dos fatos importantes de toda sua vida, essa é a vida de “A” (o mais próximo que ele ou ela tem de um nome), em “Todo Dia” acompanhamos o dilema de uma alma que todos os dias acorda em um “hospedeiro” diferente, emprestando sua vida durantevinte e quatro horas, até que em seu 5994 dia de vida acorda sob a pele de Justin, um garoto ranzinza e que não dá valor a sua namorada Rihannon, “A” se vê apaixonado (a) por esta garota de lindos cabelos bagunçados.

Comprei o livro mês passado e o devorei em acredite, dois dias, meu exemplar é em formato econômico impresso em papel off-set, infelizmente no Brasil livros ainda são um pouco caros, com capa simples sem orelhase bem atraente, possui 279 páginas, a história se passa num período de quarentadias e apresenta formato de capítulos diários, cada dia é um capitulo cada dia é uma vida, cada dia em um corpo diferente.

O Livro é escrito em primeira pessoa, o que nos permite apaixonar-se pelo personagem principal, de forma a nos sentirmos próximos, sentindo suas angustias, medos e descobertas, pelo fato de cada capítulo se passar em uma vida diferente também acabamos nos afeiçoando a personagens que nem se quer aparecem na trama, a não ser por seus corpos hospedeiros, cada corpo tem uma historia diferente que pode fazer com que o leitor se identifique.

Um dos pontos fortes do livro é o fato de que “A” não possui sexo definido podendo ser menino, menina, gay ou transexual e Rihannom tem que lidar com essa difícil característica, a variedade de rostos e corpos, um ponto fraco seria total falta de explicação do porque ele ser assim, coisa que felizmente não interfere na qualidade da história. 

O livro é de leitura fácil, leve e rápida, quanto mais se ler mais se quer, o processo de apresentação de cada personagem se da de forma detalhada em alguns casos e em outros nem tanto, mas o autor faz com que cada vida emprestada tenha efeito sobre a vida do personagem principal.

Escrito por David Levithan, autor de sucesso dentro do público jovem, e publicado pela queridíssima editora Galera Record, o livro é uma ficção juvenil direcionada principalmente a leitores adolescentes e jovens, mas adultos não vão escapar de se apaixonar pela historia, é inevitável.

Nota 10/10.
 
Share this article

0 comentários :

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 Club dos Desajustados • All Rights Reserved.
Template Design by BTDesigner • Powered by Blogger